Mística

Os Anangus

   Possuem religião animista, ou seja, cultuam todos os elementos presentes no Cosmo, Natureza e Fenômenos Naturais. Em suma, os aborígenes acreditam que toda matéria natural é viva e consistente. O respeito pelo ecossistema é extremamente sagaz, tanto pelas tribos quanto pelas leis australianas.

Não existem arcos e flechas no local, porém, é natural encontrar tribos peritas em bastões, bumerangues, lanças e machados feitos de madeira, pedra ou ossos. Estas armas são usadas para caça, apresentações ou cultos tribais.

A maioria das tribos aborígenes é guiada pela presença de um Xamã, o curandeiro da tribo. Na hierarquia das tribos ele possui posição de destaque. A maioria dos cultos, curas medicinais e, até mesmo, estratégias geopolíticas estão ligadas ao feiticeiro. Normalmente, durante os cultos, os Xamãs trazem o corpo extremamente pintado diante o envolvente toque dos chocalhos e tambores.

Uluru

   O Ayers Rocks, ou Uluru, é um dos locais mais sagrados dos aborígenes australianos. Considerado uma das maiores rochas do mundo, está localizado nogrande Parque Nacional de Uluru-Kata, há aproximadamente 450 km de Alice Springs, próximo a pequena cidade de Yulara, norte-central da Austrália.

A rocha possui quase 400m de altura em uma imensidão com tom avermelhado, uma das paisagens naturais mais belas dos desertos autralianos. O Resort oficial do local é extremamente próximo, conhecido mundialmente pela suas acomodações qualitativas.

A rocha é composta por óxidos de ferro, argila e outros elementos das rochas. Seu ton exterior avermelhado vai aumentando ao entardecer. A rocha parte da planície do solo e se demonstra como singular na deserta imensidão, quase nenhuma civilização ao redor, uma rara beleza selvagem. Já, internamente,diante suas cavernas, a cor cinza é predominante. A presença de arco-íris é natural logo após as constantes chuvas olográficas.

O local possui cultura aborígene ocultista. A natureza acima dos seres humanos representando a própria manifestação celestial do espírito. Possem cães domésticos que montam guarda quando necessário e, ao mesmo tempo, são suscetíveis aos efeitos das ervas xamãnicas. Ao tomá-las, ficam adormecidos e não atrapalham certos cultos especiais.

Oficialmente, o Parque Nacional de Uluru-Kata é território aborígene. A tribo Anangu é predominante no local. É proibido escalar a rocha uma vez que os Anangus a consideram como sagrada. A lei Tjukurpa diz que estar em seu topo simboliza deserespeito às leis da terra, eles mesmos nunca exploraram tal limite ocultista.

Dentro do Deserto Simpson e ao redor da Ayers Rocks/Uluru existem outras deslumbrantes paisagens naturais como a Montanha Olga/Kata Tjuta, o Vale dos Ventos e o Desfiladeiro Olga, com seu magnífico pôr-do-sol. Porém vale a dica: É de extrema importância a presença de uma guia especializado em aborígenes para explorar a região.

Cientificamente é interessante notar que esta região se formou a mais de 900 milhões de anos, quando o mar foi abaixo, emergindo as regiões conhecidas como Uluru e Kata Tjuta que, atualmente, ainda sofrem frequentes erosões.

Para quem gosta de paísagens singulares, ocultimo ou natureza; o Ayers Rocks é um lugar majoritário em sua passagem pelo norte de australiano. Não perca a oportunidade de observar a intrigante cultura dos aborígenes locais, bem como sua religião mágica baseada nos ideais xamânicos de fraternidade e admiração pela natureza, alcançando a paz de espírito.